logo RCN

Fim da recessão no mercado de carnes?

Em Canoinhas, Fricasa quer aumentar abate em 2010; setor se recupera no País

Gracieli Polak

CANOINHAS
Preocupação ambiental, combate ao trabalho infantil, bem estar animal e gestão das granjas integradas foram temas centrais de discussão no 6.º Encontro dos Integrados Fricasa, realizado na sexta-feira, 24, em Canoinhas. Destinado aos 38 cooperados da empresa na região, o evento propôs a discussão com os criadores integrados sobre as formas de transformar seus negócios mais rentáveis, aliando tecnologia com gestão de empreendimento, mas também propôs o aumento na quantidade de animais produzidos na região.
O encontro, aliado aos anseios da empresa, trouxe palestras dos  médicos veterinários Marcelo Coelho e Rudimar Schneider, da Nutrifarma, sobre o mercado de suínos, manejo e sanidade nas granjas e a gestão dos negócios. Antoninho Iagher, diretor industrial da Fricasa, afirma que a discussão em torno do setor traz informações pertinentes aos criadores para que haja maior viabilidade nos negócios na região.
CRESCIMENTO MÚTUO
Segundo Iagher, a unidade de Canoinhas abate mensalmente cinco mil suínos, mas tem capacidade para 8,5 mil pelo mesmo período, o que, de acordo com o diretor, permite que a empresa expanda sua produção sem novos investimentos na área industrial. “Nós queremos utilizar mais da nossa capacidade já em 2010. Para isto precisamos de mais integrados, mas também de expansão dos nossos parceiros, que podem produzir mais aproveitando estruturas já existentes, aumentando a rentabilidade”, explica. A crise mundial, que de acordo com Iagher não chegou a abalar o setor, agora está superada e um novo momento começa a ser construído.
O clima de otimismo se espalha pelo setor em todo País, de acordo com levantamento de mercado publicado na segunda-feira, 3, pela Agência Estado. O setor de carnes, devastado pela crise desde o começo do ano, segundo a publicação, começa a mostrar sinais de recuperação e empresas que sobreviveram à instabilidade do mercado agora investem em crescimento, impulsionadas pela boa valorização dentro e fora do País.
Na região, a Tyson Foods continua recrutando integrados para aumentar a produção de frango na unidade de Itaiópolis. A instalação da Aurora em Canoinhas, de acordo com a prefeitura, está confirmada para o ano que vem.
 
Anterior

Saldo de empregos é positivo no 1.º semestre

Próximo

Estacionamento Rotativo abre 17 vagas de emprego

Deixe seu comentário